Relógio

relojes web gratis

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Atividades realizadas no J I de Rebordãos.

Representação de árvores e plantas.
Construção de um painel recorrendo a material descontinuado (calendário antigo) com recurso a recortes, colagens e tinta.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Vegetação ribeirinha


Até ao dia 22.02.2013, trabalharam-se conteúdos relativos à vegetação ribeirinha. Destacaram-se as árvores ripícolas e as plantas aquáticas.
No que se refere às árvores ripícolas, observaram-se imagens do salgueiro, amieiro, choupo, freixo e vidoeiro. À exceção do salgueiro que pode atingir 3 a 4 metros de altura, as restantes árvores podem atingir 35 a 40 metros. Esta vegetação é importante para a preservação dos ecossistemas ribeirinhos e também para a preservação dos cursos de água. Para além serem escolhidas para local de abrigo e nidificação para alguns animais, elas depuram as águas dos rios, regulam a temperatura da água e fixam as margens dos cursos de água, evitando a erosão e a indefinição dos limites dos rios.

Relativamente às plantas aquáticas, analisaram fotografias e imagens do feto-real, do junco, do albafor, do poejo, da cana, do caniço, da tábua e do lírio-amarelo-dos-pântanos. Estas plantas desempenham também funções muito importantes na preservação dos ecossistemas ribeirinhos e dos cursos de água: possibilitam o oxigenação das águas, são local de nidificação e de abrigo para muitas espécies de animais e servem de alimento para outras.

Desenho representativo dos conteúdos abordados.

 Árvores ripícolas








Plantas aquáticas









quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Relatos anteriores: conteúdos diversos


A fonte de inspiração deste protejo foi uma carta escrita pelo chefe de uma tribo índia dos Estados Unidos da América em 1855. Recomendo vivamente a leitura desta carta; é só pesquisar num motor de busca qualquer (palavras chave: "carta de grande chefe índio".
É uma carta onde é patente uma ternura imensa do homem para com a natureza e, ao mesmo tempo, uma angustia enorme por sentir que a natureza a biodiversidade real existente naquele tempo estava em perigo.
Infelizmente, os piores receios concretizaram-se e, neste momento, o planeta Terra precisa de ajuda.
Este projeto também pretende ser uma ajuda no despertar de consciências, no sentido de tentar mudar um estado de coisas que é dramático, no que diz respeito ao ambiente.
Durante a implementação do projeto explorar-se-ão de um modo geral, temas e conteúdos abrangentes à temática ambiental. Por outro lado trabalhar-se-ão aspetos específicos relacionados  com o rio Fervença, curso de água que  atravessa a cidade de Bragança, e cujas características principais, são desconhecidas (ou pelo menos pouco conhecidas) pela população em geral. 



1.º PERÍODO

Durante a primeira semana da sua implementação foi feita a apresentação do projeto nas diversas turmas cujos professores aderiram ao mesmo. Ao mesmo tempo debateu-se e exploraram-se tema relacionados com os 4 elementos da Natureza (água, fogo, terra e ar).



Terra

Ar





Água

Fogo













Exemplos de desenhos feitos pelos alunos (representação do elementos  da Terra)



Exemplo de um "Mobile" representando os 4 elementos da Natureza


Na segunda semana foi proposto aos alunos que fizessem desenhos relacionados com o tema abordado, aplelando à sua criatividade. Foram também disponibilizados alguns exemplos de desenhos sobre o tema em questão com o objetivo de fornecer alguma inspiração.

Na Pré de Rebordãos foi articulado o conceito de biodiversidade com  contagens de 1 a 10,  noção de grupo e noção de crescente e decrescente.
A verdade é que, grande parte dos alunos, preferiu basear-se nos exemplos apresentados para construirem o seu trabalho.
Posteriormente trabalharam-se aspetos relacionados com a poluição da água, dos solos e do ar.
Verificou-se que, para evitar a poluição, é necessário mudar radicalmente de usos, costumes e comportamentos.

Também se fizeram experiências com o objetivo de verificar os componentes do solo, utilizando uma amostra aleatória. Nela eram perfeitamente visíveis a parte orgânica e mineral.

Verificação dos componentes da terra (solo).
Fizeram-se também experiências com o ar e com o fogo. Nestas, verificou-se que o oxigénio é fundamental para que exista fogo ou lume.

Experiências com o ar e o fogo. 
Na semana de 15 a 19 de outubro explorou-se o conceito de BIODIVERSIDADE.
Visualizaram-se algumas imagens e gravuras onde foi foi possível distinguir imensas formas de vida, quer no mundo animal, quer no mundo vegetal.
Para complementar conhecimentos foram construídos vários paineis alusivos à biodiversidade.

As diferentes formas que os animais têm para se alimentar foram trabalhadas na Pré Rebordãos.

Representação da biodiversidade relacionada com os elementos da natureza feita na turma  da Pré de Rebordãos.








Paineis representando a biodiversidade na planeta Terra.

De 22/10/2012 a 26/10/2012 foi explorada a história "Valéria e a Vida" onde são patentes os comportamentos incorretos que grande parte dos seres humanos têm para com a natureza, dificultando assim as possibilidades de sobrevivência de grande número de seres vivos. É notória a compreensão que os alunos revelam para com as problemáticas exploradas (associadas à poluição) e nota-se que existe vontade em mudar de comportamentos.
Foram propostas e exploradas várias formas de leitura (individual, coletiva, dialogada), tendo também sido identificadas e caracterizadas as várias personagens que participam na história.















Identificação e caracterização das várias personagens da história.


Na semana de 29-10-2012 a 02-11-2012, foram exploradas e trabalhadas as diversas mensagens contidas na história lida (Valéria e a vida), relacionadas com o ambiente. A mensagem mais evidente é a poluição que invade o planeta e a necessidade de mudar comportamentos relacionados com a temática abodada. Fizeram-se também pequenas dramatizações utilizando as imagens das personagens da história, desenharam-se e coloriram-se ilustrações sobre a história e construiram-se paineis sobre a história lida.


Painel da história "Valéria e a vida"

Escolas do 1.º Ciclo e Pré Escolar
Na semana de 05/11/2012 e 09/11/2012 exploraram-se os seguintes conteúdos:
- O que é a água;  
- Os estados da água;
- Tipos de água;                
 - Tipos de poluição na água - comportamentos incorretos da humanidade.
Com a exploração dos conteúdos previstos foi possível que os alunos adquirissem conhecimentos relativos água (sua composição, estados, tipos e problemas de poluição que a afetam). Desta forma estão reunidas condições para que conteúdos futuros sejam melhor assimilados.






Desenvolvimento das atividades  no  Pré-Escolar de Rebordãos.


A semana de 12/11/2012 a 16/11/2012 foi preenchida com a fundamentação dos conhecimentos adquiridos na semana anterior.
Foi proposto aos alunos que desenhassem e pintassem figuras alusivas aos conteúdos trabalhados:
-O que é a água; 
- Os estados da água;
-Tipos de água;               
- Tipos de poluição na água - comportamentos incorretos da humanidade.


No pré-escolar os conteúdos foram articulados com a abordagem de figuras geométricas. Foi também trabalhada a técnica do salpico da área de expressão plástica.






Os estados da água

Na semana de 19/11/2012  a 23/11/2012 trabalharam-se  os seguintes conteúdos que se relacionam diretamente com as características dos rios:
- Noção de rio;         - Características principais dos rios;
- Pontos fundamentais do rio de montante para juzante: Nascente, margem direita e esquerda, afluentes, leito, foz e estuário;          
- Noção de ecossistema;              
- Noção de cadeia alimentar.

Os alunos visionaram imagens elucidativas que permitiram identificar características fundamentais dos rios. Com os pequenos diálogos e debates que foram promovidos, foi possível dar uma ideia bastante esclarecedora sobre a importância de preservar e respeitar todos os cursos de água que existem, independentemente da sua extensão.




No pré escolar, as atividades planificadas, foram articuladas com trabalhos relacionados com a geometria e com a expressão plática, no âmbito do concurso NATAL COM CIÊNCIA.


De 26/11/2012 a 30/11/2012 foi feita a consolidação das aprendizagens abordadas na semana anterior.
Essa consolidação fez-se através de desenhos e pinturas onde os alunos representaram de modo mais especifíco, as fases e características principias de um rio:

 - Características principais dos rios;
- Pontos fundamentais do rio de montante para juzante: Nascente, margem direita e esquerda, afluentes, leito, foz e estuário; 
- Noção de ecossistema; 
- Noção de cadeia alimentar.




Representação das aprtes principais de um rio (nascente, leito, margem direita, margem esquerda, foz; noção de afluente) no pré-escolar de Rebordãos.


Representação de um rio e das suas partes principais.

Cadeias alimentares
Na semana de 03/12/2012 a 07/12/2012 trabalharam-se os seguintes conteúdos:
- Captação de água para uso doméstico;          
- Consequências da poluição aquática para os ecossistemas ribeirinhos;                          
- Ciclo da água;               
- Tratamento de águas;
Foi visionado um vídeo que retratou e exemplificou factos relacionados com os conteúdos acima abordados.

Entre 04/12/2012 e 11/12/2012 esteve patente na biblioteca do Centro Escolar da Sé uma exposição subordinada ao tema "Os elementos e a biodiversidade". Foram expostos os paineis construídos pelos alunos durante as primeiras sessões da implementação do projeto.













De 10/12/2012 e 14/12/2012 fez-se a consolidação das aprendizagens realizadas na sessão anterior. Em simultâneo trabalharam-se temas e aspetos relacionados com o Natal.
Esta foi a última sessão do 1.º período.



Representação do "CICLO DA ÁGUA" através de desenho.

Faz-se um balanço muito positivo de todo o trabalho realizado ao longo deste espaço de tempo que permitiu aos alunos alargar as suas aprendizagens e os seus conhecimentos. Isso leva a que as suas competências aumentem em prol da formação de cidadãos ativos, conscientes que têm um papel a desenvolver na sociedade, tendo em conta os seus direitos e deveres.


2.º PERíODO

Relativamente ao 1.º período há a assinalar a adesão de mais duas turma ao projeto. Assim, do Centro Escolar da Sé, aderiu a turma SE 5 (professor Luís Cavaleiro) e do Jardim de Infância de Santiago, aderiu a turma do grupo cuja faixa etária se situa nos 5 anos (educadora Élia).

Nos dias 3 e 4 de janeiro de 2013 foi feita uma revisão dos conteúdos que foram abordados no 1.º período, com principal destaque para os seguintes: 
 - Elementos naturais (água, fogo, ar e terra);
- Noção de biodiversidade;
- Partes e fases fundamentais de um curso de água;
- Principais problemas de poluição que afetam os elementos naturais;
- Ciclo da água.

Na semana de 07/01/2013 a 11/01/2013, para além da revisão acima citada, foram feitas as seguintes atividades:
- Observação de um mapa cartográfico da bacia hidrográfica da rio Fervença;
- Identificação no mapa dos locais da nascente, margens, localidades por onde o rio passa e foz (do rio Fervença);
- Transmissão de conhecimentos relativos ao rio;
- Início da construção de uma maqueta do rio Fervença.
Perante os conteúdos abordados os alunos ficaram a saber que o rio Fervença...
... nasce na serra de Nogueira a 1200 m de altitude (é uma informação oriunda de consultas na net; na observação do mapa parece que nasce perto da aldeia de Oleiros);
... tem uma extensão de cerca de 25 Km;
... desagua no rio Sabor a cerca de 480 m de altitude;
... passa por vários termos de  localidades, destacando Castro de Avelãs, Gostei e Bragança.

Representação das partes fundamentais do rio Fervença.


De 14/01/2013 a 18/01/2013 foram feitas atividades destinadas a complementar e consolidar os conteúdos abordados na semana anterior. Destacam-se sobretudo os desenhos ilustrativos efetuados. Por outro lado, e em simultâneo, tem-se avançado com a construção paulatina e na medida das possibilidades, da maqueta do rio Fervença. 
No Jardim de Infância de Rebordãos, e uma vez que na semana anterior não houve sessão, foi   observado o mapa da bacia hidrográfica do rio Fervença e começada a construção da maqueta do rio.





Atividades realizadas no JI de Rebordãos.

A partir de 21.01.2013 têm vindo a ser explorados e trabalhados conteúdos relacionados com a vegetação ribeirinha. Destacaram-se essencialmente as árvores ripícolas e as plantas aquáticas. De modo simultâneo foram recordados alguns temas e conteúdos anteriormente abordados e que estão encadeados e relacionados.

CARTAZES ILUSTRATIVOS DOS TEMAS E CONTEÚDOS ABORDADOS

Água - Elemento natural

Estados da água

Tipos da água

Fases e partes principais do rio

Origem da poluição dos cursos de água

Aspetos relevantes do rio Fervença

Vegetação ribeirinha: árvores ripícolas e plantas aquáticas

Representação do "CICLO DA ÁGUA"

No J I de Rebordãos, para além dos conteúdos relacionados com a vegetação ribeirinha, foram abordados outros referentes à forma como se desenvolvem as plantas. Assim foi analisada uma semente de um feijão e relevados alguns dos seus contituintes: caulículo, radícula e gémula. Depois foram semeadas algumas sementes de árvores e demonstrado todo o processo de plantação e transplantação.